top of page

Mochila nas Costas


Paisagem nos olhos…

… e amor no coração…

Julho chegando e a vontade de viajar começa a pulsar na maioria dos corações badulaqueiros deste país acostumado com as temporadas desta época ensolarada. Grana pode ser um empecilho para a maioria mas como a economia colaborativa já influenciou boa parte desta aldeia global, não vai ser o que vai atrapalhar a diversão dos mais aventureiros. Viaje com a gente e descubra formas alternativas, criativas e muito mais intensas de conhecer lugares, pessoas e culturas.

SE ENTREGUE!

Foto: Guia Viajar Melhor

Voluntária se misturando com a comunidade em trabalho em Gana

Viajar como voluntário é mais do que conhecer um novo destino. É ver uma nova cultura sob outra perspectiva. Realizar um turismo consciente. Agregar valor com sua passagem, ajudando um pouco as comunidades por onde passa além de pagar sua estadia e conhecer lugares maravilhosos.

Você consegue compartilhar um monte desse amor que tem transbordando do coração com pessoas que realmente precisam dele. Também tem a oportunidade de ajudar uma causa que realmente acredita. Conhecer novas pessoa e abrir sua visão para novas realidades pode contribuir diretamente com o desenvolvimento da região visitada.

Muitas ONG's buscam trabalho voluntário. Seja na área ambiental, para a conservação de reservas naturais e animais em extinção, ou para ações voltadas para a educação e desenvolvimento humanitário. Alguns países como Brasil, África do Sul, Quênia, Tailândia, Índia, Indonésia, Haiti, Costa Rica, entre outros, sempre precisam e aceitam esses viajantes em busca de realizar o bem.

SE ENRAIZE!

Foto: Guia Viajar Melhor

Galera interagindo em momentos da viagem que o dinheiro não compra

Outra opção incrível para aqueles que gostam de ecoturismo são as fazendas orgânicas onde se pode ao mesmo tempo aprender sobre permacultura, entrar em contato com a natureza e trocar trabalho por estadia.

Neste contexto surgem diferentes soluções criativas como a World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF), Rede Mundial de Oportunidades em Fazendas Orgânicas, por meio da qual as pessoas correm o mundo trabalhando em fazendas e ecovilas.

Você trabalha entre quatro e seis horas diárias por aprendizado, hospedagem e alimentação. Tudo curtindo a natureza, absorvendo diferentes tradições, técnicas de permacultura, botânica, agricultura natural, entre outros conceitos de vida simples, impagáveis.

Para se cadastrar, você paga um valor anual que varia entre US$0 e US$78 dólares. Para viajar por alguma fazenda orgânica do Brasil, por exemplo, o custo anual é de U$38. Entretanto, pode haver tarifas presenciais dependendo da fazenda escolhida, mas como a proposta é criar uma experiência acessível, todos os valores são simbólicos.

SE VIRE!

Quando você quer viajar por pouco tempo, a grana está curta mas os planos são muitos, talvez uma boa opção seja trabalhar em hostels. Você pode fazer isso se cadastrando em plataformas que facilitam o contato com hostels no mundo inteiro e evitar confusões.

São três as plataformas indicadas por Andira, do blog Sexo, Viagens e Rock’n’Roll: Worldpackers, Workaway e Helpex. Ela já viajou e morou em mais de 20 países diferentes e após várias experiências diferentes com trabalho voluntário em troca de acomodação pelo mundo inteiro, afirma que a melhor forma de escolher a ferramenta mais adequada é analisando o tipo de experiência que se busca na viagem.

"Como meu foco era usar minhas habilidades profissionais, o Worldpackers foi a minha escolha principal, justamente por poder procurar trabalhos na minha área de atuação", explica a blogueira em post assinado como autora convidada no site Hostel World.

Além destes indicados por Andira, você também pode conferir o HelpStay, que oferece tanto oportunidades gratuitas quanto outras pagas, e o Trusted Housesitters, indicado para os pet lovers.

No Brasil existem pelo menos 10 locais onde você pode viver esta experiência maravilhosa. Conheça neste link um site inigualável que te indica estes destinos. Se você nunca acessou, tenha o prazer de conhecer os Nômades Digitais. Eles também ensinam maneiras de você viver viajando. Mas eles são profissionais no assunto. Isso mesmo! Eles são viajantes profissionais e ensinam através deste portal, formas empreendedoras de se ganhar dinheiro na estrada, para manter o estilo de vida cidadão do mundo. Agora escolha sua Badulaque predileta, coloque seu mundo dentro e pernas em ação!

CHECK LIST

Na Mochila:

  • Roupas de acordo com a estação

  • Pesquisa da cultura regional (Chegar no Marrocos durante o Ramadã ou atravessar a Indonésia em datas comemorativas Hindus ou Budistas podem ser grandes desafios, portanto se atente aos pormenores que podem influenciar sua viagem)

  • Documentos, passaportes e vacinas em dia

  • Tenha combinado previamente o horário certo de trabalho e descanso

  • E também os dias de folga

  • Combine também os detalhes da hospedagem como se é dormitório ou quarto privativo

  • Saiba com antecedência se os banheiros são compartilhados e quais as condições de uso (para quantas pessoas)

  • Pergunte qual a distância do aeroporto

  • Saiba da possível disponibilidade de bicicletas para seu transporte

  • Pergunte! Muitas vezes você pode participar de tours gratuitos

Na necessaire:

  • Protetores,

  • óculos de sol,

  • repelentes

  • e essas frescuras que na falta podem te deixar mais fresca(o) (aquele remedinho de desentupir o nariz, por exemplo)

  • Purpurina, sempre!

  • Ah… Não esquece o celular para acompanhar as novidades do blog e compartilhar tudim cazamiga!

Nos tivemos a nossa experiência de mochila nas costas e muita vontade de viver novas historias, contamos um pouquinho aqui!

com informações de Viajar Melhor; Nômades Digitais, Hostel World,


LEIA TAMBÉM:

bottom of page