top of page

Adotar e amar não é só começar


Precisa empenho, dedicação e responsabilidade. Que eles são fofos, todo mundo concorda. O que muitos não pensam é que adotar um bichinho deve ser uma escolha para a vida toda

Na coleção deste ciclo, O Badulaque destila fofura vestindo o charme dos felinos. E como fazemos tudo com muito amor, acabamos abraçando a causa dos animais estilo Felícia! ;) Criando uma parceria sadia com a Associação de Proteção aos Animais Miau Auau vamos converter 20% do valor das peças vendidas em benefício à instituição e abrir o debate sobre adoção responsável e castração solidária entre os nossos queridos badulaqueiros.

Miau AuAu é formada por voluntárias independentes e atua há cinco anos em Goiânia, distribuindo amor e consciência socioambiental. "Nos organizamos sistematicamente com o objetivo de diminuir o abandono de cães e gatos. Hoje realizamos eventos de adoção, nos quais são levados animais resgatados em situação de risco e abandono, de modo que todos que vão aos eventos já estão com vacinas em dia, castrados e vermifugados", explica Camila Amorim, 30, dona de casa e uma das voluntárias.

Adoção Responsável

É difícil não se apaixonar… O amor dos animais é muito puro e conquista no olhar. Mas gostar não é o bastante. Primeiro você precisa se perguntar porque quer ter um animal e prestar atenção se sua resposta está mais ligada ao seu ego ou ao bem coletivo.

Antes de adotar um ser vivo, com direito à felicidade exatamente na mesma proporção que você, precisa também pensar nas questões práticas. Considere que o tempo médio de vida de um pet é de 12 anos, converse com toda a família e veja se estão todos de acordo, se há recursos financeiros e espaço suficiente para mantê-lo.

Outro ponto que não pode ficar de fora da análise no momento da adoção são as férias e os feriados prolongados. Quem vai cuidar do seu bichinho quando você for viajar? Animais não são descartáveis! Pense bem nisto na hora de se responsabilizar por uma vida.

Na Associação Miau Auau, todos os animais resgatados são encaminhados para adoção de forma responsável, ou seja, "castrados", de acordo com Camila. "Mantemos uma média de 120 animais entre cães e gatos", conta a voluntária.

Eles promovem cerca de 40 adoções por mês dos resgatados pela instituição mas também abrem vagas para protetores responsáveis levarem seus resgatados aos eventos, somando uma média mensal de 60 pets acolhidos em novos lares.

Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação, comprovante de endereço e passar pela triagem (uma entrevista que tem o objetivo de verificar a aptidão da pessoa em lidar com o pet com a responsabilidade necessária). Além disso, a instituição pede uma colaboração simbólica no valor de 40 reais para ajudar com as despesas dos resgates.

Castração Solidária

A "Castração solidária" é um programa que intermedia cirurgias de castração para cães e gatos em valores solidários para ajudar pessoas que pretendem castrar seus pets mas não tem condições de pagar pelo valor particular. Parcerias com com clínicas veterinárias permitem o andamento deste projeto.

Veja quais os benefícios deste tema tão polêmico entre os pet lovers:

  • Fêmeas:

  1. Evita piometra (infecção uterina);

  2. Crias indesejadas;

  3. Gravidez Psicológica;

  4. Fuga e outros incômodos do cio.

  • Machos:

  1. Evita brigas por disputas territoriais;

  2. Evita/ reduz demarcação de território com urina;

  3. Reduz o cheiro forte da urina;

  4. Previne tumores de próstata;

  5. Evita fugas em função do cio das fêmeas.

  • Ambos:

  1. Diminui chances de TVT (tumor venéreo transmissível);

  2. Aumenta a expectativa de vida

A castração aperta o coração dos mais sentimentais mas a superpopulação de cães e gatos abandonados prova que esta atitude é um ato de amor. É tipo aquele xarope que não tem um gosto muito bom mas é necessário muitas vezes para curar uma doença.

É exatamente isto que se tornou o abandono animal em nosso país: uma doença socioambiental de grandes proporções. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

Em Goiânia, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) não dispõe de abrigos para destinar os animais capturados em situação de vulnerabilidade, de forma que a maioria dos bichos apreendidos por maus tratos, acabam sendo enviados ao centro de Zoonoses da Universidade Federal de Goiânia, onde serão provavelmente vítimas de experimentos científicos.

Na Miau Auau, você consegue castrar seu animal por valores acessíveis que variam de acordo com a espécie, sexo e porte do animal, e evitar a propagação das estatísticas de abandono. As cirurgias custam entre R$80 e 380, demandando um tempo médio de espera de até 30 dias neste esquema de castração solidária.

Agarre a causa da Miau Auau

A instituição realiza ações educativas em entidades públicas e privadas além de promover mutirões de castração previamente planejados, com a parceria e apoio de veterinários.

Promove eventos de adoção em grande proporção, onde são encaminhados em torno de 70 animais, entre cães e gatos. Outra estratégia de estímulo às adoções responsáveis são os Pet´s Days, eventos menores, realizados em pet shops de Goiânia.

Atualmente, idealiza e realiza três projetos em Goiânia, o “Projeto Casa/ Gatil”, uma casa alugada onde cerca de 60 gatos para adoção são abrigados, o "Projeto Castração Solidária” e o “Projeto Educação para a Conscientização” com foco em guarda responsável e castração.

A Associação também resgata, vacina, castra e encaminha para adoção cerca de 30 cães mensalmente e realiza o trabalho de CED (Captura/ Esterilização/ Devolução) de gatos ferais na Grande Goiânia.

É uma instituição sem fins lucrativos, que depende exclusivamente de doações e vendas de produtos, como camisetas, canecas, placas de identificação para a realização das suas ações. Entre em contato com eles aqui e descubra como você pode ajudar.

Curiosidades

Sabia que o gato é sagrado para muitas culturas e religiões? Dos egípcios aos budhistas, o animal foi cultuado como símbolo de espiritualidade, autocontrole, autoconhecimento, fertilidade, maternidade, entre muitos outros temas místicos.

Acesse este link e leia um pouco sobre a natureza etérea deste que é visto como o animal que melhor aprendeu a se bastar entre toda a natureza. Ele é um grande exemplo para nós, se conhecendo, se cuidando e transitando pelo universo das energias cósmicas com precisão felina!

Se você gostou não se esqueça: temos apenas quatro peças na temática dos bichanos. Corre na loja e reserve a sua. Além de ficar radiando estilo, você vai reverter parte do seu investimento para a causa dos nossos amados pets resgatados pela Miau Auau. Também não se esqueça de compartilhar e contribuir para a consciência ecológica dos seus contatos.

Com informações de JusBrasil e R7


LEIA TAMBÉM:

bottom of page